Sobre o Autismo:

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos de idade, embora os sinais iniciais, às vezes, apareçam já nos primeiros meses de vida.
O distúrbio afeta a comunicação, a capacidade de aprendizagem, bem como a adaptação da criança na sociedade.

Os autistas apresentam um desenvolvimento físico normal, todavia, apresentam grande dificuldade em firmar relações sociais e/ou afetivas e aparentam viver num mundo isolado.

Antes de serem efetuados estudos profundos, a doença era dividida em cinco categorias, entre elas o Síndrome de Asperger, hoje em dia há uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o modo de lidar com cada uma varia, pelo que a criança irá necessitar de acompanhamento ao longo da sua vida.

O apoio terapêutico com cães, tem sido um grande aliado para crianças e jovens autistas, uma vez que o auxilio do cão de assistência contribui na melhoria da qualidade de vida da criança e da própria família, além de substanciais melhorias na comunicação, socialização, coordenação motora, concentração e desenvolvimento geral da criança.

A companhia do cão ajuda a reduzir crises nervosas
O cão treinado para a finalidade terapêutica oferece companhia e conforto para os autistas e contribui, inclusive, para reduzir crises nervosas. “O cão terapeuta é treinado para fornecer carinho, conforto e segurança para as pessoas que necessitam de apoio especial além de ajudarem nos exercícios psicomotores em terapias com profissionais”.

Apoio Gratuito

Os Benefícios:

Os Benefícios não se restringem a um tipo de paciente ou limitação. São vários os estudos que comprovam os benefícios da companhia canina e também das vantagens do apoio de um animal em terapias. Os benefícios não se restringem a um tipo de paciente ou limitação.
Especificamente para os cães treinados para acompanhar autistas, além dos comandos normais, eles precisam aprender a agir tranquilamente em casos de crise, só latirem aquando de um comando e suportarem toques, às vezes, mais fortes, entre outras especificações.

Sobre a nossa metodologia:

Equipa Multidisciplinar: Além da participação da criança e de toda a família durante os treinos, também contamos com a participação de outros profissionais durante o processo de aprendizagem entre eles, o psicoterapeuta da criança, veterinários e/ou outros profissionais que prestam assistência à família.
Investimento: Os treinos são totalmente gratuitos.

O cão ideal:

A escolha da raça do cão de assistência será da responsabilidade da família, contudo poderá o treinador aconselhar a mesma, quanto às características fundamentais do mesmo. De salientar, o nosso estabelecimento, não possui cães destinados a esta função.

Atendimento e Treino:

Por acreditarmos na qualidade do atendimento, organizaremos grupos pequenos, até cinco crianças e atenderemos de forma individual e consoante o grau de TEA.

Local:

Os treinos são realizados no nosso estabelecimento, sendo que, em situações pontuais, haverá deslocações e treinos a locais públicos, mediante autorização.

A lei:

A lei que permite a companhia do cão de assistência junto da criança autista já existe, contudo, na prática existem ainda muitos obstáculos que têm de ser enfrentados para que a criança goze plenamente de todos os seus direitos.
Sobre a legalização de treinadores credenciados habilitados a executar este tipo de treino canino de forma ética e profissional, ainda há igualmente muito por fazer.

A sociedade deve ser sensibilizada para esta doença, para que, todos juntos possamos viabilizar os processos burocráticos que promovam a devida melhoria na qualidade de vida e integração do autista a sociedade.
Quer saber mais sobre o assunto?
Contacte-nos:

Entre em contacto

Localização:

Avenida Dom Faustino Moreira Santos, 215 – Gandra
(20 minutos do centro da cidade do Porto)
Coordenadas GPS:
N 41º10’45645″
W -8º 25′ 22816″

Telefones:

222 421 247
934 206 749
918 617 874

Horário

Terça a Sexta:
09:30h às 12:30h / 19:30h às 22:30h
Sábado: 09:30h às 12:30h / 15h às 20h
Domingos. 9:30h às 14h

E-mail:

paolopicariello122@gmail.com